Este guia destina-se ao pessoal de saúde que deseja complementar o conhecimento relacionado à administração de medicamentos por via parenteral. Foi escrito com uma orientação prática com o propósito de que seja de utilidade especial para a equipe de enfermagem que desenvolve sua atividade nas unidades de internação.
A informação foi compilada e revista por farmacêuticos do Hospital Universitário Son Espases de Palma de Maiorca (Espanha), que desde 1995 publicou várias edições impressas e eletrônicas.
Com relação à versão 1.0 deste aplicativo, a presente versão inclui como principais novidades informações sobre a compatibilidade com nutrição parenteral e recomendações para a proteção do pessoal de saúde a levar em consideração na preparação e administração de medicamentos perigosos.
Você pode acessar o arquivo de cada medicamento a partir de um índice alfabético, pesquisando o ingrediente ativo e o nome comercial. Além disso, permite configurar uma lista de medicamentos favoritos para facilitar o acesso aos arquivos de maior interesse para cada profissional de saúde.
Cada cartão segue o seguinte esquema básico:
- Apresentações: nome comercial, apresentações e dosagem.
- Reconstituição: instruções específicas para preparação.
- Conservação / Estabilidade: instruções para conservação.
- Administração: vias de administração admitidas, instruções específicas para cada via, soluções compatíveis, compatibilidade com nutrição parenteral, proteção do pessoal de saúde, observações.
- Referências: fontes específicas a partir das quais as informações foram obtidas.
- Link para a folha de dados técnicos do medicamento: para obter mais informações sobre aspectos importantes, como indicações clínicas, dosagem recomendada e precauções.
- Página de notas: o usuário pode tirar suas anotações para cada arquivo.
As fontes de informação mais importantes para a elaboração deste guia foram os relatórios técnicos dos laboratórios de fabricação e a bibliografia e documentação especializada. Em certos casos, o conhecimento baseado na experiência profissional e as formas usuais de administração em nosso hospital foram aplicados.
Acreditamos que a incorporação das informações contidas neste aplicativo na prática clínica diária facilita a administração de medicamentos com os melhores padrões de qualidade e segurança.
Olga Delgado e Catalina Perelló.